Hymenaea martiana Hayne

Jatobá, jatobá-da-mata, jataí, jutaí

Árvore inerme, caducifólia, heliófila,  monoica, resinífera até 20 m de altura 90 cm de DAP. Tronco geralmente longo, reto e levemente cônico; frequentemente com resina solidificada na superfície. Casca espessa; cinzento ou pardacento, íntegro ou parcialmente fragmentado e descamante, geralmente com leves sulcos transversais; casca interna avermelhada a rosada. Madeira pesada; cerne variando de marrom a castanho. Râmulos cinzentos ou amarronzados, glabros, estriados. Folhas alternas, bifolioladas; raque de 1,5-3 cm de comprimento; folíolos curto-peciolulados, falcados a ovado-elípticos, cartáceos, de margem inteira, pilosos na face inferior, com 3-10 x 1,5-6 cm e com pontuações translúcidas contendo resina. Inflorescência corimbiforme, terminal, articulada, glabrescente a pilosa, com 6-10 flores e 7-10 cm de comprimento. Flores diclamídeas, pentâmeras, zigomorfas, andróginas, perfumadas, curto-pediceladas, glabras ou pubérulas, de 2-3 x 1,5-2 cm; cálice piloso, com 3 sépalas livres e 2 concrescidas; pétalas brancas, livres, pilosas. Fruto seco, indeiscente, assimétrico, roliço ou achatado, com 4-8 x 8-16 cm e 3-7 sementes; epicarpo castanho, marrom ou negro, verruculoso ou liso, às vezes com aglomerados de resina solidificada; mesocarpo lenhoso; e endocarpo pulverulento, amarelado, de odor pronunciado, envolvendo as sementes. Sementes orbiculares, ovoides ou elipsoides, castanhas a marrons, lisas, duras, de 2-3 x 1,5-2,5 cm.

Possui registros de ocorrência na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil, nas unidades federativas da região Centro-Oeste e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins. Ocorre em florestas estacionais subcaducifólias e caducifólias e em florestas ribeirinhas ligadas a solos bem drenados de média a alta fertilidade, muitas vezes em simpatria com H. courbaril.

As árvores de H. martiana apresentam-se desfolhadas entre maio e julho; florescem de setembro a novembro, com folhas já bem desenvolvidas; e apresenta frutos maduros entre junho e outubro. As flores são de antese noturna e apresentam indicativos de que são polinizadas por morcegos e provavelmente também por mariposas. Durante o dia ocorrem visitas de beija-flores e abelhas, entre outros insetos. As sementes são predadas por coleópteros e por mamíferos como cutia, paca, porco-do-mato e anta. As plântulas na fase cotiledonar também são predadas por esses animais. Existem indícios de que esses predadores são dispersores eventuais das sementes.

A madeira é de múltiplas aplicações, sendo usada em obras internas e externas na construção civil e em confecção de móveis, esculturas, instrumentos musicais, tonéis, carrocerias, rodas d’água, moendas de engenho de moer cana etc. O tronco emana uma seiva vermelha ou amarelada, que é usada em algumas localidade como fortificante, afrodisíaco e contra doenças pulmonares, na forma de xarope.A casa do tronco é usada na fitoterapia popular, como fortificante, cicatrizante, antigripal, antitérmico e vermífugo. As flores são fonte de néctar para morcegos, beija-flores e insetos. A polpa dos frutos é apreciada por vários membros da fauna silvestre (cutia, paca, anta, porco-do-mato, veado-mateiro etc.) e por algumas pessoas, que a consomem in natura e sob a forma de mingau, bolo e biscoito. A casca dos frutos e as sementes são utilizadas em confecção de artesanatos. A resina do tronco e dos frutos foi usada na indústria de vernizes, mas hoje é mais utilizada como cicatrizante e no tratamento de de laringite, faringite, reumatismo, afecções urinárias e fraturas ósseas, na forma de cataplasma. A espécie deve estar sempre presente em projeto de arborização de urbana e rural, de recomposição de áreas desmatadas, de implantação de sistemas agroflorestais e de plantios para obtenção de madeira, frutos e resina.

Na formação de mudas de H. martiana, deve-se adotar os procedimentos preconizados para H. courbaril, que compreendem: 1) utilização de sementes bem limpas e que sejam novas ou que tenham sido conservadas em embalagens herméticas por no máximo 4 meses; 2) escarificação das sementes, friccionando-as em um abrasivo de textura fina (p. ex., lixa d’água 220); 3) colocação das sementes para germinar em recipientes de no mínimo 25 x 15 cm, contendo terra argilo-arenosa misturada com esterco curtido na proporção de 1:1; e 4) manutenção dos recipientes em ambiente com cerca de 50% de sombreamento, até as plântulas atingirem 10-15 cm e depois reduzi-lo gradativamente para 20% a 30%.

H. martiana, a exemplo de H. courbaril, predomina em florestas já bastante fragmentadas pela prática de atividades agropastoris e é objeto de corte para aproveitamento da madeira, mas possui ampla dispersão no Cerrado, ocorre também em áreas de preservação permanente (florestas ribeirinhas) e está presente em unidades de conservação de proteção integral nesse bioma. Além disso, por formar árvores majestosas e produtoras de frutos e resina, recebem proteção de muitos fazendeiros.

 

Chave para distinção das espécies de Hymenaea com ocorrência comprovada no Cerrado:
(Em construção)

 

Comentário: Boniface et al.( 2017) referiram-se a Hymenaea como um grupos de plantas no qual já foram identificadas mais de uma centena de compostos orgânicos, incluindo ácidos graxos, flavonoides, terpenoides, esteroides, ácidos fenólicos, fitailidas, procianidinas e cumarinas. Afirmaram também que algumas evidências experimentais confirmaram que extratos dessas espécies podem ser efetivos quando usados contra desordens respiratórias, asma, diarreia e algumas infecções microbianas, mas que ainda falta informação sobre os mecanismos de ação e segurança dos compostos existentes nesses extratos. Vale acrescentar que Neves et al. (1993) constataram, através de estudos em laboratório que o extrato hidroalcoólico da casca do tronco de H. martiana apresenta atividade analgésica e anti-inflamatória, e que Souza et al. (2010) observaram que o extrato cru desse material apresenta ação deletéria sobre fungos que causam dermatofitose.

Árvore em floresta estacional subcaducifólia eliminada para dar lugar a pastagem e estrada. Uberlândia (MG), 19-08-2017

Superfície do ritidoma. Três Ranchos (GO), 09-12-2017

Flores e botões florais. Paracatu (MG),18-10-2013

Frutos imaturos. Nova Roma (GO), 17-07-1994

LITERATURA
ALMEIDA, S. P. et al. 1998. Cerrado: espécies vegetais úteis. Planaltina (DF): EMBRAPA-CPAC, 464 p.
BRANDÃO, M.G.L. 2015. Plantas úteis de Minas Gerais e Goiás: na obra dos naturalistas. Belo Horizonte: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, 109 f.
CIPRIANO, J. et al. 2014. O gênero Hymenaea e suas espécies mais importantes do ponto de vista econômico e medicinal para Brasil. Caderno de Pesquisa, Série Biologia, v.26, n.2, p.41-51.
LEE, Y.T. & LANGENHEIM, J.H. 1975. Systematics of the genus Hymenaea L. (Leguminosae, Caesalpinioideae, Detarieae). Berkeley :University of California, 109 p. (University of California Publications in Botany, v. 69).
LORENZI, H. 2009. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas brasileiras. Nova Odessa (SP): Instituto Plantarum, v.3, 1a ed., p.128.
NEVES, M.C.A. 1993. Analgesic and anti-inflammatory activities pf the hydroalcoholic extract obtained from the bark of Hymenaea martiana. Phytotherapy Research, v.7, p.356-362.
PESTANA, L.T.C. 2010. Estudo taxonômico de Hymenaea L.: complexo H. courbaril, H. martiana e H. stigonocarpa (Fabaceae: Caesalpinioideae: Detarieae). Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 38 p.
PINTO, R.B. 2017. Systematic studies in the Hymenaea clade and a taxonomic revision of the genus Hymenaea L. (Leguminosae, Detarioideae). Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, 201 p.
PINTO, R.B.; TOZZI, A.M.G.A. & MANSANO, V.F. 2020. Hymenaea in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB28134>. Acesso em: 07 ago. 2021.
QUEIROZ, L.P. 2009. Leguminosas da Caatinga. Feira de Santana (BA): Universidade Estadual de Feira de Santana∕Kew Gardens, 467 p.
SOUZA, A. C. M. et al. 2001. Antimicrobial activity of Hymenaea martiana towards dermatophytes and Cryptococcus neoformans. Mycoses, v. 53, n.6, p. 500-503.
SOUZA, I.M. et al. 2016. Flora da Bahia: Leguminosae – Hymenaea (Caesalpinioideae: Detarieae). Sitientibus série Ciências Biológicas, v.6, p.-18.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com