Ceiba pubiflora (A.St.-Hil.) K. Schum.

Sinônimos: Chorisia pubiflora (A.St.-Hil.) G.Dawson, Ceiba jaibana Ravenna

Paineira, barriguda, barriguda-de-espinho

Árvore com acúleos nos galhos, ramos e, muitas vezes, no tronco; caducifólia, heliófila, monóica, até 25 m de altura. Tronco reto, cônico ou dilatado na parte submediana e afunilado nas extremidades, até 100 cm de DAP.  Casca externa espessa,  de superfície  clorofilada nos indivíduos jovens e cinzenta, suberosa e sulcada nos indivíduos adultos; casca interna  alva, fibrosa, com alto teor umidade. Madeira leve, branco-amarelada ou bege. Folhas digitadas, glabras, dois nectários na base da raque e com 5-7 folíolos curto-peciolulados, ovados ou elípticos, de margem serreada, com 5-12 x 2,5-5 cm. Inflorescências terminais, pilosas, parvifloras, em ramos espessos. Flores diclamídeas, pentâmeras,  hermafroditas, com 5 estames livres e 7-9 cm de comprimento; cálice irregularmente lobado, com nectários; corola rósea ou lilás, com guias de néctar purpúreos. Frutos elipsoides a obovoides, secos, deiscentes, polispermos, com 10-14 x 5-7 cm. Sementes subglobosas, envolvas em paina branca, com 4-5 mm de comprimento. 

Ocorre no Paraguai, Bolívia e Brasil, nas unidades federativas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e nos estados da Bahia e Tocantins. É encontrada na maior parte do Cerrado, na maioria das vezes em florestas caducifólias associadas a afloramentos de calcários e a solos de média a alta fertilidade. 

Apresenta-se desfolhada na estação seca, floresce entre junho e agosto e dispersa as sementes em agosto e setembro. As flores têm sido referidas como de antese crepuscular e polinizadas por morcegos e mariposas, embora na parte da manhã sejam frequentadas por borboletas, abelhas e beija-flores. As sementes são dispersas pelo vento, envoltas na paina. Ocorre predação de sementes por psitacídeos quando os frutos estão em maturação.

A madeira é usada para confeccionar canoas, comedouros para gado, cochos para armazenar garapa e melaço, gamelas, brinquedos, esculturas e caixotes. A plaina é usada para preencher travesseiros e almofadas. As flores são fonte de néctar e pólen para beija-flores e insetos e de néctar para morcegos. As sementes em formação entram na dieta de psitacídeos. A espécie é indicada arborização de fazendas e de parques e jardins espaçosos, bem como para recomposição de áreas desmatadas e produção de bonsai.

As sementes perdem rapidamente a viabilidade, devendo ser postas para germinar logo após a abertura dos frutos. Recomenda-se  realizar a semeadura em canteiros ou em recipientes parcialmente sombreados, contendo terra argilo-arenosa misturada com esterco bovino na proporção de 2:1.  As mudas devem ser plantadas em áreas ensolaradas ou parcialmente sombreadas que tenham solos reconhecidamente férteis ou tenham recebido adições de calcário, matéria orgânica e NPK, após análise físico-química.

C. pubiflora tem ampla distribuição no Cerrado e ocorre em unidades de preservação de proteção integral e em áreas de preservação permanentes. Contudo é mais encontrada em áreas particulares com alta aptidão para atividades agropastoris e basicamente vem subsistindo em pastagens e em fragmentos florestais sujeitos a incêndios e invasões de gado. A sua sobrevivência nesses ambientes vem sendo dificultada também pela baixa resistência dos seus galhos a ventos fortes, pelo aumento das populações de predadores de sementes e pela redução das populações de polinizadores.

Indivíduo florido em afloramento de rocha calcária. Buritinópolis (GO), 31-07-2008

Tronco de indivíduo em afloramento de rocha calcária. Buritinópolis (GO), 26-11-2008

Flor na antese. Buritinópolis (GO), 31-07-2008

Fruto no início da dispersão das sementes. Iaciara (GO), 21-08-2007

LITERATURA
Carvalho-Sobrinho, J.G. Ceiba in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB9032>. Acesso em: 16 jun. 2023,
GIBBS, P. & SEMIR, J. 2003. A taxonomic revision of the genus Ceiba Mill. (Bombacaceae). Anales Jardín Botánico de Madrid, v.60, n2, p.259-300.
GÓMEZ-MAQUEO, X. & FAMBOA-deBUEN, A. 2022. The Biology of the Genus Ceiba, a Potential Source for Sustainable Production of Natural Fiber. Plants, v.11, n.4, p.521; https://doi.org/10.3390/plants11040521.
LORENZI, H. 1998. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa (SP): Editora Plantarum, v.2, 1a ed., p.46.
PEZZINI, F.F. et al. 2021.Phylogeny and biogeography of Ceiba Mill. (Malvaceae, Bombacoideae. Frontiers of Biogeography, 13.2, e49226, doi:10.21425/F5FBG49226.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com