Dipteryx alata Vogel

Sinônimo: Coumarouna alata (Vogel) Taub.

Baru, barueiro, baruzeiro, barujo, combaru

Árvore inerme, caducifólia, heliófila, monoica, até 15 m de altura e 45 cm de DAP. Casca moderadamente espessa; ritidoma cinzento a pardacento, dividido em fragmentos que se desprendem e deixam cicatrizes deprimidas,  irregulares, na periderme de cor bege ou amarelada; casca viva amarelada, com uma camada granulosa e outra fibrosa. Madeira muito pesada, com cerne pardo-amarelo ou marrom. Folhas alternas, paripinadas, geralmente glabras, com 12-22 folíolos; raque alada, canaliculada, de 15-35 cm de compr., incluindo o pecíolo; folíolos subsésseis, opostos a subopostos, assimétricos, de margem inteira e 6-12 x 4-6 cm. Inflorescências paniculiformes, geralmente glabras, muito ramificadas, de 20-35 cm de compr. Flores diclamídeas, pentâmeras, zigomorfas, andróginas, perfumadas, de 6-8mm de compr.; corola branca a branco-rosada, com guias de néctar no estandarte. Frutos obovoides a elipsoides, monospermos, indeiscentes, com epicarpo amarelado, mesocarpo polposo, endocarpo lenhoso e 5-7 x 4-5 cm. Sementes elipsoides a obovoides, oleosas, com tegumento membranáceo, marrom e 15-20 x 10-12 mm.

Ocorre no Paraguai, Bolívia, Peru e Brasil, nas unidades federativas da região Centro-Oeste e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Rondônia. Habita florestas estacionais, cerradões e cerrados densos, estando relacionada, principalmente, a solos de média a alta fertilidade. Distribui-se por quase todo o Cerrado, só não sendo encontrada na parte mais meridional desse bioma.

Apresenta folhas senescentes de junho a agosto e  em setembro começa a apresentar folhas novas. Floresce entre outubro e janeiro e apresentam frutos maduros entre agosto e outubro. As flores são de antese diurna e recebem visitas de vespas, abelhas e  mamangavas, que são consideradas os seus polinizadores. As semente são dispersas por morcegos, que apanham os frutos nas árvores e os levam para os seus poleiros para roerem o mesocarpo, e por ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos, veados), que os engolem e após a ruminação liberam o endocarpo com a semente, por vezes longe da planta-mãe. Macacos e araras também são considerados dispersores das sementes de D. alata, enquanto anta, caititu, paca e alguns outros mamíferos terrestres são predadores.

A madeira é uma das preferidas no meio rural para construção de cercas, currais e outras obras externas, mas é também bastante apropriada para confecção de assoalhos, escadas, móveis, carrocerias, rodas d’água etc. As flores oferecem néctar e pólen aos seus visitantes. Os frutos têm diversas utilidades: a sua polpa entra na dieta de morcegos, macacos, araras, veados, anta e outros animais silvestres, além de ser apreciada por bovinos, caprinos e ovinos e de poder ser incluída em bolos, biscoitos e sopas para seres humanos. Além disso, o endocarpo serve como combustível e os frutos inteiros podem ser triturados e usados como ração para animais domésticos. As sementes têm mais utilidades: a) entram na dieta de roedores, caititu, anta e alguns outros mamíferos terrestres e são apreciadas por muitos cerradenses, que as consomem in natura e na forma de doce em tablete, paçoca, biscoito, bolo, licor etc. Alguns as usam para extrair um óleo que é usado na medicina tradicional (como anti-reumático, expectorante e cicatrizante), na culinária regional e nas indústrias artesanais de alimentos e de cosméticos. A espécie é indicada para arborização urbana e rural, recomposição de áreas desmatadas, implantação de sistemas de produção agroflorestais e formação de pomares de fruteiras não convencionais, com vistas ao aproveitamento das sementes.

D. alata ainda tem sido propagada exclusivamente por sementes. Para semeá-las é preciso retirá-las dos frutos ou dos endocarpos, quando a polpa já tiver sido removida por animais. Em ambos os casos pode-se utilizar um torno de bancada, com cuidado, para não danificá-las. Quando elas estão dentro de frutos inteiros, o ideal é usar equipamentos projetados para cortar os frutos deixando-as intatas [ver as ilustrações de duas versões desses equipamentos na publicação de Franz & Sano (2015), abaixo referenciada]. Normalmente, realiza-se a semeadura em sacos de polipropileno de 25 x 15 cm, cheios de terra argilo-arenosa misturada com matéria orgânica decomposta na proporção de 1:1, mas outros tipos de recipientes e de substratos também podem ser utilizados. Os recipientes devem ser mantidos em ambiente com ±50% de sombra, até as plântulas atingirem 10 cm de altura. As mudas devem ser plantadas a pleno sol, em terrenos de média a alta fertilidade ou que tenham recebido adições de calcário, esterco curtido e NPK, após análise físico-química do solo.

D. alata é uma spécie muito dispersa no Cerrado, está presente em unidades de conservação de proteção integral e é preservada pelos fazendeiros tradicionais. Por outro lado, predomina em solos de alta aptidão para atividades agropastoris, não é respeitada pelos produtores rurais que vieram de outros biomas e produz frutos que vêm sendo objeto de extrativismo não planejado.

Comentário 1: Vallilo et al. (1990) constataram através de estudos de laboratório que a polpa e sobretudo as sementes dos frutos de D. alata são ricas em carboidratos, proteínas, lipídeos e sais minerais.

Comentário 2: Vera et al. (2009) analisaram a composição química de sementes de D. alata procedentes de onze áreas do estado de Goiás e constataram que  elas possuem teores altos de proteínas e lípidos,  teores de ácidos graxos insaturados maiores do que de saturados e teores significativos de potássio, fósforo, enxofre e ferro. Fernandes et al. (2010) fizeram um estudo com resultados semelhantes e concluíram que essas sementes podem ser usadas como fonte complementar de proteína e consideradas uma opção para uma dieta saudável.

Comentário 3: Fontes anônimas fazem referências à presença de cumarina e de um inibidor de tripsina nas sementes de D. alata, o que tornaria desaconselhável consumi-las  cruas e em grande quantidades.

Comentário 4: Sementes de D. alata  não retiradas do endocarpo também germinam, mas em porcentagem bem menor e de forma mais irregular e demorada.

Árvore em área de cerradão convertida em pastagem. Paracatu (MG), 23-07-2016

Superfície do ritidoma. Guarani de Goiás (GO), 24-07-2014

Inflorescência e folhas. Araporã (MG), 15-11-2016

Frutos maduros. Guarani de Goiás (GO), 24-07-2014

Frutos maduros intatos (em cima) e roídos por morcegos (em baixo). Guarani de Goiás (GO), 24-07-2014

LITERATURA
AGUIAR, I.B.; VALERI, S.V.; ISMAEL, J.J.; ALHO, D.R. 1992. Efeitos do espaçamento no desenvolvimento de Dipteryx alata Vog. em Jaboticabal – SP, até a idade de 20 anos. Revista do Instituto Florestal, 4(2), 570-572.
AJALLA, A.A.C.A.; VOLPE, E. & VIEIRA, M.C. 2010. Produção de mudas de baru (Dipteryx alata Vog.) sob três níveis de sombreamento e quatro classes texturais de solo. Revista Brasileira de Fruticultura, v.34, n.3, p.888-896.
ALMEIDA, S.P. et al. 1998. Cerrado: espécies vegetais úteis. Planaltina (DF): EMBRAPA-CPAC, 464 p.
ALMEIDA, S.P.; SILVA, J.A. & RIBEIRO, J.F. 1990. Aproveitamento alimentar de espécies nativas dos Cerrados: araticum, baru, cagaita e jatobá. 2a ed., Planaltina (DF): EMBRAPA-CPAC, 188 p. (Documentos, 26).
ALVES, A.M. et al. 2010. Avaliação química e física de componentes do baru (Dipteryx alata Vog.) para estudo da vida de prateleira. Pesquisa Agropecuária Tropical, v.40, n.3, p.266-273.
ARAKAKI, A.H. et al. 2009. O baru (Dipteryx alata Vog.) como alternativa de sustentabilidade em área de fragmento florestal do Cerrado, no Mato Grosso do Sul. Interações, v.10, n.1, p.31-39.
BOTEZELLI, L. et al. 2000.Características dos frutos e sementes de quatro procedências de Dipteryx alata Vogel (Baru). Cerne, v.6, n.1, p.9-18.
CANUTO, D.S.O. et al. 2008. Genetic variability of natural populations of Dipteryx alata Vog. by
nutrients seeds content. Revista do Instituto Florestal, v.20, p.89-97.
CARRAZA, L.R. & ÁVILA, J.C.C. 2010. Manual tecnológico de aproveitamento integral do fruto do baru. Brasília: Instituto Sociedade, População e Natureza, 2a ed., 56 p.
Carvalho, C.S.; Lima, H.C.; Cardoso, D.B.O.S. Dipteryx in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB22952>. Acesso em: 28 ago. 2023.
CARVALHO, C.S. et al. 2020.  Tonkabaru and cumaru: Nomenclatural overview, typification and updated checklist of Dipteryx (Leguminosae). Taxon, v.69, n.3, p.582–592.
CARVALHO, P.E.R. 1994. Espécies florestais brasileiras: recomendações silviculturais, potencialidades e uso da madeira. Brasília: EMBRAPA, 640 p.
FERNANDES, D.C. et al. 2010. Nutritional composition and protein value of the baru (Dipteryx alata Vog.) almond from the Brazilian Savanna. Journal of the Science of Food and Agriculture, v.90, n.10, p.1650-1655.
FERREIRA, R.A. et al. 1998. Caracterização morfológica de fruto, semente, plântula e muda de Dipteryx alata Vogel – Baru (Leguminosae – Papilionoideae). Revista Cerne, v.4, n.1, p.73-87.
FONSECA, C.E.L.; FIGUEIREDO, S.A. & SILVA, J.A. 1994. Influência da profundidade de semeadura e da luminosidade na germinação de sementes de baru (Dipteryx alata Vog.). Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.29, n.4, p.653-659.
FRANZ, C.A.B. & SANO, S.M. 2015. Equipamento mecânico manual para quebra do baru e extração de amêndoas.Planaltina (DF): Embrapa Cerrados, 17 p. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, no 323).
JARDIM, A.; KILLEEN, T.J. & FUENTES, A. 2003. Guía de los árboles y arbustos del bosque seco chiquitano, Bolívia. Saint Louis: Missouri Botanical Garden Press, 324 p.
LEITE, V.G.; MANSANO, V.F. & TEIXEIRA, S.P. 2014. Floral ontogeny in Dipterygeae (Fabaceae) reveals new insights into one of the earliest branching tribes in papilionoid legumes. Botanical Journal of the Linnean Society, v.174, p.529–550.
LORENZI, H. 1992. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa (SP): Editora Plantarum, v.1, 1a ed., 352 p.
MELHEM, T.S.A 1974. Entrada de água na semente de Dipteryx alata Vog. Hoehnea, v.4, p.33-48.
OLIVEIRA, A.N. 1998. Variação genética entre e dentro de procedências de baru (Dipteryx alata Vog.). Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Lavras, 80 p.
OLIVEIRA, M.B.I. & SIGRIST, M.R. 2008. Fenologia reprodutiva,polinização e reprodução de Dipteryx alata Vogel (Leguminosae – Papilionoideae) em Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v.31, n.2, p.195-207.
SANO, S.M. & FONSECA, C.E.L. 2003. Taxa de sobrevivência e frutificação de espécies nativas do cerrado. Planaltina (DF): Embrapa Cerrados. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 83).
SANO, S.M. et al. 1999. Diversidade morfológica de frutos e sementes de baru (Dipteryx alata Vog.). Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.34, n.4, p.513-518.
SANO, S.M. et al. 2004. Baru: biologia e uso. Planaltina (DF): Embrapa Cerrados, 52 p. (Documentos, no 116).
SANO, S.M.; BRITTO, M.A. & RIBEIRO, J.F. 2016. In: VIEIRA, F.R. et al. (eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: Plantas para o futuro: Região Centro-Oeste. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p.203-215.
SOARES, T.N. et al. 2008. Landscape conservation genetics of Dipteryx alata (“baru” tree: Fabaceae) from Cerrado region of Central Brazil. Genetica, v.132, n.1, p.9-19.
SOARES, T.N. et al. 2008. Distribuição espacial da variabilidade genética intrapopulacional de Dipteryx alata. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.43, p.1151–1158.doi: 10.1590/S0100-204X2008000900008
TAKEMOTO, E. et al. 2001. Composição química da semente e do óleo de baru (Dipteryx alata Vog.) nativo do município de Pirenópolis, Estado de Goiás. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 60, n. 2, p.113-117.
TARAZI, R.; MORENO, M.A. & GANDARA, F.B. 2010. High levels of genetic differentiation and selfing in the Brazilian cerrado fruit tree Dipteryx alata Vog. (Fabaceae). Genetics and Molecular Biology, v.33, n.1, p.78-85.
VALLILO, M.I. et al. 1990. Composição química da polpa e da semente do fruto do cumbaru (Dipteryx alata Vog.) – caracterização do óleo da semente. Revista do Instituto Florestal, v.2, n.2, p.115-125.
VERA, R. et al. 2009. Características químicas de amêndoas de barueiros (Dipteryx alata Vog.) de ocorrência natural no cerrado do estado de Goiás. Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura, v.31, n.1, p.112-118.
VENNETIER, C. et al. 2012. Valorizar la Almendra Chiquitana, Dipteryx alata (Vogel), ¿Una estrategia para mitigar el impacto ambiental del desarrollo agropecuario en Bolivia? Bois Et Forêts Des Tropiques, v.311, n.1, p.35-48.
VENTUROLI, F.; FAGG, C.W.; FELFILI, J.M. 2011. Desenvolvimento inicial de Dipteryx alata Vogel e Myracrodruon urundeuva Allemão em plantio de enriquecimento de uma floresta estacional semidecídua secundária. Bioscience Journal, v.27, n.3, p.482-493.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com