Qualea parviflora Mart.

Pau-terra, pau-terrinha, pau-terra-de-folha-miúda

Árvore inerme, heliófila, caducifólia, monoica, de até 8 m de altura. Tronco na maioria das vezes tortuoso e curto, de até 20 cm de DAP. Casca espessa, muitas vezes com bolotas de goma na superfície; ritidoma cinzento a pardacento, suberoso, sulcado e fissurado, descamante; casca viva amarela, granulosa. Madeira moderadamente pesada; cerne entre amarelado e marrom. Râmulos tortuosos, descamantes, glabros ou pilosos no ápice. Folhas simples, opostas, com dois nectários pouco proeminentes na base; pecíolo de 4-6 mm de comprimento; lâmina discolor, cartácea a subcoriácea, glabra, às vezes glabrescente na face abaxial, elíptica ou oblonga, de 4-6 x 2-3,5 cm, base e ápice obtusos a agudos; frequentemente com manchas escuras, provocadas por fungos. Inflorescência terminal ou axilar, glabrescentes a tomentosas, de 10-15 cm de comprimento, formada por cincinos de 2- flores. Flores diclamídeas, zigomorfas, de 2-3 cm de comprimento; pedicelos de 5-12 mm de comprimento; cálice amarronzado, gamossépalo, glabro ou seríceo,  umas das sépalas com calcar de 2-2,5cm de comprimento; corola  formada por uma pétala bilobada, lilás, com pontuações purpúreas e um  guia de néctar alvo; estame de  8-12 mm de comprimento; ovário súpero, trilocular, multiovulado. Fruto pedunculado, seco, lenhoso, deiscente, polispermo, oval, de superfície castanha a marrom, tipicamente descamante, com 2-3 x 1,5-2 cm. Semente alada, de 14-18 x 6-8 mm; ala membranácea, brancacenta; tegumento cartáceo, marrom-claro ou preto.

Possui registros de ocorrência na Bolívia, no Paraguai e no Brasil, nas unidades federativas da região Centro-Oeste e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Ocorre em cerrados e cerradões associados a solos ácidos, distróficos e com diferentes propriedades físicas.

Apresenta-se desfolhada no período de junho a agosto. Floresce de setembro a novembro, quando está brotando ou já se encontra com folhas bem desenvolvidas. Possui registros de frutos maduros em janeiro e de maio a julho.

Santos (1997) constatou, mediante um estudo realizado no Triangulo Mineiro, que as flores de Q. parviflora abrem-se de manhã, duram dois dias e são frequentadas borboletas, mariposas, vespas e abelhas. Constatou também que naquela região os seus polinizadores são abelhas dos gêneros Centris e Epicaris (Apidae) e que a espécie é xenogâmica, apresentando autoincompatibilidade de ação tardia. As sementes são dispersas pelo vento.

A madeira é empregada em construção de cercas e de edificações provisórias no meio rural, e como combustível. A casca e a goma são utilizadas como remédio caseiro, contra afecções cutâneas e da garganta. As flores ofertam néctar a diversas espécies de insetos. Os frutos secos são empregados em confecção de arranjos decorativos. As árvores em floração são decorativas, o que coloca a espécie como elegível para ser preservada em loteamentos e margens de estradas.

Para formar mudas, colher as sementes de frutos recém-abertos, descartando as escuras, que não têm embrião e não germinam. Realizar a semeadura em canteiros com terra argilo-arenosa misturada com esterco curtido na proporção de 1:1. Manter os canteiros sob leve sombreamento e o substrato sempre úmido. Realizar a repicagem quando as plântulas atingirem 3cm de altura. Após o pegamento das plântulas, reduzir gradativamente o sombreamento. Plantar as mudas em áreas ensolaradas. As características morfológicas e biológicas de Q. parviflora, permitem intuir que as suas plântulas apresentam raízes longas e que são de crescimento lento.

Q. parviflora ocorre em terrenos favoráveis para atividades agropastoris, mas tem ampla distribuição, ocorre também em terrenos desfavoráveis para essas atividades e está presente em várias unidades de conservação de proteção integral no Cerrado.

Superfície do ritidoma (4 meses após ocorrência de incêndio) e cor da casca interna. Cascalho Rico (MG) 22-11-2017

Flores e folhas novas. Cascalho Rico (MG) 22-11-2017

Frutos maduros e sementes. Coromandel (MG), 18-09-2014

Frutos quase maduros. Frutos maduros e sementes. Coromandel (MG), 12-08-2014

 

LITERATURA
AZEVEDO, F.P. et al. 2015. Estudos taxonômicos da família Vochysiaceae A.St.-Hil. no Município de Caetité, Bahia, Brasil. Iheringia, Série Botânica, v.70, n.1, p. 25-38. 
FRANÇA, F. 2005. Vochysiaceae In: CAVALCANTI, .T.B. & RAMOS, A.E. (eds.). Flora do Distrito Federal, Brasil. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, v.4, p.79-106.
GONÇALVES, D.J.P. et al. 2017. Vochysiaceae na região do Planalto de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia, v.68, n.1, p.159-193.
LORENZI, H. 1992. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa (SP): Editora Plantarum, v.1, 1a ed., p.349.
SHIMIZU, G.H. & YAMAMOTO, K. 2012. Fora da Serra do Cipó, Minas Gerais: Vochysiaceae. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v.30, n.1, p.63-87.
SHIMIZU, G.H.; SOUZA, L.F.; GONÇALVES, D.J.P. & FRANÇA, F. 2020. Vochysiaceae in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB15294>. Acesso em: 13 fev. 2022.
SOUZA, L.F. 2014. A família Vochysiaceae A.St.-Hil. na microrregião Sudoeste Goiano. Revista de Biologia Neotropical, v.11, n.1, p.1-10.
STAFLEU, F.A. 1953. A monograph of Vochysiaceae. III. Qualea. Acta Botanica Neerlandica, v.2, p.144-217.
YAMAMOTO, K. 2009. Flora de Grão-Mogol, Minas Gerais: Vochysiaceae. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v.27, n.1, p.131-136.
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com